Localização

Cidade de Valença:

Valença é uma cidade colonial, da segunda metade do século XVIII, banhada pelo Rio Una e pelo Oceano Atlântico. Importante pólo turístico da Costa do Dendê, possui cerca de 85 mil habitantes e um clima ameno o ano inteiro.

Pode-se notar o seu rico patrimônio arquitetônico e cultural nas suas antigas igrejas, casarões e sobrados. Entre eles destacam-se: o Paço Municipal (1849), os Seis Casarões (século XI), um dos quais foi demolido, e a Igreja de Nossa Senhora do Amparo (1757). Foi lá também onde foi construída, em 1844, a primeira fábrica de tecidos do Brasil, a Nossa Senhora do Amparo, sucedida hoje pela Companhia Valença Industrial.

Mas foram inicialmente os engenhos açucareiros que trouxeram riqueza para a cidade. Em seguida outras atividades foram desenvolvidas como a extração da madeira, a cultura da mandioca e a do dendê que lhe conferiu o título de Terra do Dendê. Além da agricultura, a pecuária e especialmente a maricultura, com técnicas bastante desenvolvidas como a criação do camarão em cativeiro, são orgulhos para a região. Valença também possui uma forte tradição de navegação e lá encontram-se os principais estaleiros navais de todo o Estado da Bahia.

As suas belezas naturais como cachoeiras, serras e ilhas são um forte atrativo turístico. A Praia de Guaibim, antiga colônia de pescadores, é uma de suas principais atrações localizada a 18 Km do centro da cidade. Outro destaque é Morro de São Paulo na Ilha de Tinharé, um paraíso ecológico formado por mais de 40 Km de belíssimas praias.

Como chegar:

De carro, partindo de Salvador, a melhor e mais próxima opção é pegar o "ferry boat" para a Ilha de Itaparica no Terminal Marítimo de São Joaquim até Bom Despacho e de lá pegar a BA-001, passar por Nazaré das Farinhas, até chegar a Valença, num total de 98 Km. Outras opções são as BR-324 e 101.

Onde comer:

No excelente Restaurante Escuna do Hotel Portal Rio Una Outras opções são o Recanto do Luís, Restaurante da Mara, Restaurante da Rosa, Restaurante Mandala, Restaurante do Mirante, Restaurante Peralta.

Pontos turísticos:

A cachoeira do Candengo, a da Água Branca, a de Sarapuí e a da Pancada Grande. As ruirias da Fábrica Textil de Valença (1844), a Igreja do Sagrado Coração de Jesus (1801), a Igreja de Nossa Senhora do Amparo (1757), o prédio da Câmara de Vereadores (1849), o Clube Sindical Operário, o Teatro Municipal (1910), o conjunto de sobrados coloniais (século XI), a Estância Azul (século XI), os estaleiros navais, as praias de Guaibim, Taquary e Ponta do Curral, a Ilha do Conde, a Bahia de Camamu, entre outros.

Morro de São Paulo Atrativos no Hotel Portal Rio Una Cachoeira da Pancada Grande

Morro de São Paulo:

Em 1531, Martim Afonso de Souza descobriu a Ilha de Tinharé, no município de Cairu, baixo sul da Bahia, na região conhecida como Costa do Dendê.

Cairu é um arquipélago formado por 26 ilhas, sendo três habitadas: a Ilha de Cairu, a Ilha de Boipeba e a Ilha de Tinharé, onde estão situadas as vilas de Galeão, Gamboa, o povoado de Garapuá e o povoado de Morro de São Paulo.

Inicialmente Morro de São Paulo era frequentada por piratas e contrabandistas que ali tinham livre acesso, devido a dificuldade de fiscalização da Capitania de Ilhéus. Isso foi motivo para no século seguinte, 1620, o Governador Geral Diogo Luis de Oliveira determinar a construção da Fortaleza do Morro de São Paulo.

Hoje as suas ruínas e as suas belezas naturais atraem turistas do mundo todo. O paraíso ecológico de Morro de São Paulo é formado por mais de 40 Km de praias de água cristalina com centenas de piscinas naturais entre bancos de corais que abrigam as mais diversas espécies marinhas.

A ilha oferece ao turista uma variada infra-estrutura de bares, restaurantes, sorveterias, boutiques e lojas de artesanato, além de postos do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal.

Pessoas na praia